Médicos que começaram o ano pagando mais do que deveriam na apuração trimestral do IR e CSLL podem reaver valores

03 de abril de 2025
Contábeis

O Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) são dois tributos federais com apuração a cada três meses. Já houve, em 2025, o primeiro vencimento – em 31 de janeiro, referente ao trimestre anterior. Ocorre que muitos contribuintes podem ter pago além do que deveriam. A boa notícia é que é possível reaver esses valores, a partir de fevereiro.

Uma das classes em que o pagamento de tributos além da conta é bastante recorrente é a de médicos. Desde a reforma trabalhista de 2017, tornou-se comum a contratação desses profissionais não mais sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) , e sim como pessoas jurídicas. Desse modo, médicos passaram a recolher IRPJ e CSLL, contudo, nem sempre preparados para lidar com as particularidades do complexo sistema tributário brasileiro.

A planejadora financeira Júlia Lázaro, CEO da Mitfokus, empresa de tecnologia em contabilidade especializada no setor de saúde, explica: "A base de dados da fintech médica, que inclui mais de 5 mil profissionais utilizando nossos serviços, revela que os gastos com tributos podem ser até 60% maiores do que o valor realmente devido. Com a aplicação de um planejamento tributário especializado, já conseguimos gerar uma economia de R$ 100 milhões em tributos para nossos clientes".

A empresa orienta que, após o vencimento da apuração trimestral do IRPJ e da CSLL, os médicos e profissionais de saúde se atentem à sua contabilidade. “É importante começar o ano reavendo valores pagos indevidamente, bem como fazer o planejamento tributário para acabar com esses ‘ralos financeiros’, ressalta a CEO, que tem formação em Administração de Empresas na Universidade Estadual do Estado de São Paulo (Unesp), especialização em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA Internacional pela Universidade de Ohio/FGV.

Entre os casos de recuperação de tributos pagos indevidamente, solucionados pela Mitfokus, está o de uma clínica de imagem situada em Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo. Com o trabalho da Mitfokus, esse empreendimento em saúde conseguiu recuperar mais de R$ 360 mil que tinham sido gastos desnecessariamente com pagamento de tributos.

Para evitar gastar com o imposto mais do que o necessário, o planejamento tributário é um dos serviços em contabilidade médica oferecidos pela Mitfokus. O trabalho une a expertise de um time de especialistas com tecnologia.

A plataforma Mitfokus pode ser acessada, pelos clientes, na palma da mão, por meio de um aplicativo. “Além da inovação tecnológica, o diferencial está no foco na área de saúde, cujos regramentos fiscais e tributários guardam particularidades não contempladas por uma contabilidade generalista”, frisa Júlia. Entre as funcionalidades da plataforma, está a emissão de notas fiscais e tributos já otimizados com o planejamento tributário desenvolvido.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Preencha corretamente o nosso formulário de contato.

Os dados captados nesse formulário não serão utilizados por terceiros, apenas para uso interno de acordo com a LGPD. Ao enviar sua mensagem você concorda com nossa política de privacidade.

Rua Pereira Barreto, Nº 289 - Centro

Pindorama / SP - CEP: 15830-003

Contato

(17) 3572-1584

(17) 99101-9600

Sitecontabil © 2025 | Todos os direitos reservados